Clarissa Brittes

Performer e professora de Yoga, Acrobacia e Dança, com aulas dirigidas para adultos e crianças e cursos de formação de professores. Sua pesquisa em dança e performance é guiada pela prática de yoga, acrobacias e estudos somáticos. Desenvolveu uma técnica própria no tecido e fundou o curso Vem Voar de formação de professores em Aerial Yoga, realizando uma abordagem holística e de movimento autêntico para a prática. O curso terá sua 9ª edição em 2019.

Em sua formação, realizou Pancha – instalações somáticas (2018), uma pesquisa que toma o yoga como poética para composição de uma relação sensível com o público através dos elementais védicos do conhecimento hindu. Atualmente desenvolve a performance sereia comunista, com a qual circula por diferentes espaços públicos de Porto Alegre e São Paulo.

Integrou o DESC -Dança e Educação Somática para Criação e o grupo de pesquisa PPPD – Pesquisando a Prática como Pesquisa em Dança da UFRGS. É na escola de Ensino Infantil e Fundamental CID e fundou o espaço Vem Voar Studio de práticas corporais, artísticas e holísticas.

Foi integrante do Mímese Cia de Dança Coisa (2017), do Coletivo Moebius (2014-2015), do Bloco da Laje (2012-2015) e do GED – Grupo Experimental de Dança de Porto ALegre (2013). Como performer-criadora, realizou, ainda, Plantio de Intenções para Colheitas Futuras (2017), os videos-dança Dance o Graffitti – Richman (2018), Um Gesto de Arte (2017) e Coração Cubo (2017), o solo Samsara (2016), a performance (a) Foliar (2016) e o ato Zen Performance (2015). Participei da perfomance PAN – ÒPTICO de Andressa Cartegiani (2017) e dos espetáculos de dança contemporânea Ensaio Sobre o Tempo do Coletivo Mímese (2017), Desespaço do DESC (2017), Procedimento 21+1 (2013 e 2014) do Coletivo Moebius e Risco GED (2013) do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre; no teatro, atuei em Enquanto a Cidade Se Despedaça (2012) e Cru (2011) do Teatro Sarcáusitco e nos números de dança tribal clownesca Las Brotoejas e de clown Um Ritmo Muito Quente (2011).

Formou-se, ainda, em Hatha Vinyasa Flow, Aerial Yoga, Acro Yoga e Acrobacia Chinesa. Estudou com Danny Sá e Andrea Palmas; Yoga Kids com Maurício Salém; Yoga dos Sentidos com Magda Lutzenbauer (Áustria); Aerial Yoga com Sarah Clothworthy e Aerial com alsas do Yoga Livre no Ayá com os mestres Edson e Van; Acrobacia Chinesa na Escola de Pa Kua; Estudei clown na Cia Circular e teatro no Teatro Sarcáustico. Os estudos em dança inciaram-se em 2008 no Grupo Amalgama de Dança Tribal. Desde então, aprofundei conhecimentos no Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, no Pós-graduação em Dança na PUCRS (concluído em 2015) e atualmente, no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o qual concluo neste ano de 2018.